Alerta pediátrico: Médica traz informações sobres recorrentes picadas de escorpião em crianças

Compartilhe esta notícia:

Dra. Thayane Castro Peres Guimarães faz um apelo para a prevenção de acidentes.

A pediatra Dra. Thayane Castro Peres Guimarães chamou a atenção da comunidade nas redes sociais esta semana ao alertar sobre o aumento de picadas de escorpião em crianças no município de Taquaritinga. Em seu comunicado, a médica destacou a gravidade desses acidentes e a necessidade de medidas preventivas urgentes.

“Um alerta para todas as mamães… estamos vendo muitas picadas de escorpião em crianças, e as crianças têm ficado graves… podendo ir até a óbito… então, por favor, chequem o local que seus filhos vão dormir todos os dias, lençol, toalha de banho, o local que eles brincam… porque esses bichos são traiçoeiros e é sempre da mesma forma que os acidentes acontecem… em lugares que as mães nem imaginam! Conservem o quintal limpo, sem entulho e chequem tudo! Picada de escorpião é algo grave e estamos na época do ano dos acidentes! Cuidado!”, afirmou a Dra. Thayane.

O aumento nas picadas de escorpião é uma preocupação para a saúde pública, especialmente durante a primavera e o verão, quando esses aracnídeos costumam ser mais ativos. Os escorpiões são atraídos por ambientes quentes e úmidos, o que torna essencial a verificação de roupas de cama, toalhas e locais onde as crianças brincam.

Além de manter a limpeza e eliminar possíveis esconderijos de escorpiões, a Dra. Thayane também recomenda o uso de mosquiteiros e inspeções regulares nos quartos das crianças. Caso uma picada seja suspeita, é fundamental buscar assistência médica imediata, pois o envenenamento por escorpião pode causar sintomas graves, como dor intensa, sudorese, náuseas e dificuldade respiratória.

O alerta da pediatra serve como um lembrete importante para que os pais e responsáveis estejam vigilantes e tomem medidas preventivas para garantir a segurança de suas crianças. A prevenção é a chave para evitar acidentes com escorpiões e garantir o bem-estar das famílias.

Compartilhe esta notícia: